Clínica Genus

2ª OPINIÃO

A Segunda Opinião

Segunda opinião é uma terminologia utilizada nos meios médicos para designar uma “segunda “ consulta com outro médico escolhido pelo próprio paciente ou solicitado pelo profissional  da primeira consulta para melhor esclarecer basicamente as dúvidas de diagnósticos e tratamentos. 
Muitas vezes o paciente recebe uma indicação de cirurgia como a única possibilidade de tratamento, e a segunda opinião pode confirmar ou oferecer outras possibilidades.

O amplo acesso ao  conhecimento através da Internet e dos diversos meios  de comunicação, ajuda muito na informação dos pacientes, porém informação não é conhecimento, ainda mais no campo da saúde, que é complexo em aspectos técnicos , éticos, legais e econômicos, dentre outros, tornando a “segunda opinião” necessária para a melhor escolha do paciente. 

Na saúde, em se falando de medicina, não existe uma verdade única e exata, geralmente é relativa.

No caso de indicação de tratamento cirúrgico, a segunda opinião é de suma importância, tendo em vista que há riscos que são inerentes a qualquer procedimento cirúrgico, que  pode, ao invés de ajudar, agravar a saúde, se for mal planejado.

Um tratamento adequado deve respeitar variáveis individuais, físicas, temporais, imunológicas, hábitos comportamentais, alimentares, religiosos, culturais dentre outras variáveis que podem interferir no resultado, frustando as expectativas do paciente. Por exemplo determinadas lesões ligamentares podem  ser tratadas conservadoramente ( sem e necessidade de cirurgia) se o cliente não for esportista e aceitar fazer uma atividade física compatível com sua realidade, desta maneira poderá ter uma vida equilibrada e  saudável sem necessidade de um tratamento cirúrgico. 

​A internet não substitui um exame clínico apurado do paciente, a analise do risco/benefício por uma decisão médica com credibilidade, de forma presencial e não virtual, essa é a receita do sucesso do tratamento. 

Podemos concluir que a prática da SEGUNDA OPINIÃO é salutar, desejável podendo gerar benefício para o  paciente se o mesmo não se sentir totalmente esclarecido e convicto da decisão a ser tomada.

Agende sua Consulta